Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Diferenças culturais importantes


Se você recebe uma visita em sua casa, com certeza espera um comportamento, seja por bom senso ou por leis. Ao ir a outro país, é bom antecipar como se deve agir. Evite gafes, aproveite mais sua viagem e conheça algumas diferenças culturais do Canadá.


Espaço para guardar calçados em casa de canadense.

Tira-se o tênis antes de entrar em casa. Em toda residência há um espaço para guardar seus calçados. É comum andar descalço ou de meias.


Cumpri-se os horários combinados. Se uma excursão tem saída estimada para as 17h, chegue alguns minutos antes. Se sua aula começa as 9h, 5 minutos atrasado é muito tarde.

Bebidas alcoolicas são bastantes restritas - vendidas somente em lojas especializadas e para maiores de 19 anos. Essa idade varia dependendo da província.

Os cigarros são caros se comparado com os preços de outros países. Alguns professores dizem que alunos estrangeiros aproveitam o ensejo para pararem de fumar.

A maioria dos valores apresentados ainda devem ser acrescidos de impostos, quando for diferente estará implícito nos preços(Taxes included).

Para todo consumo, de bebidas ou comidas, há um expectativa de se pagar gorjetas - que são em torno de 10% e ainda não estão incluídas no preço. Você pode até não pagar, mas não será bem visto pelo atendente.

Se você pretende aprender o idioma, converse a toda oportunidade. Se você for educado e puxar assunto ao esperar um ônibus, numa viagem ou em qualquer lugar terá boa receptividade.

Pedestres atravessam na faixa e se há semáforo, deve-se esperar estar aberto para você atravessar, mesmo se não houver carros passando. Se não fizer estará sujeito a uma multa. Não importa se é turista, eu mesmo presenciei um caso interessante no qual a turista atravessou sem esperar o semáforo e foi abordada educadamente pelo policial. Nesse momento ela disse não entender a língua inglesa, o policial pediu inclusive o passaporte. Não sei o desfecho da história, mas é bom evitar este tipo de constrangimento.

Se houver semáforo, você deve esperar a sua vez de atravessar. Se não houver, pedestres têm prioridade sobre bicicletas, que têm prioridade sobre os demais automóveis. Atravesse com cuidado, mas carros irão parar para você nessa situação.


Supermercados com auto-service (Você passa seus produtos e paga sozinho), estacionamentos privados e públicos com pagamento através de uma máquina, como a da foto ao lado. São apenas algumas das automações, para suprir a falta de mão de obra no Canadá. Acostume-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...